Simetria

A maioria das regras aplicadas na composição de boas fotografias vem da arte clássica. Os truques que os mestres usaram para fazer suas pinturas séculos atrás ainda são aplicáveis ​​hoje como eram naquela época. Os princípios básicos de colocar o mundo real em uma tela bidimensional nunca mudam.



Um desses princípios fundamentais é a simetria. Usar simetria e padrões em fotografia são ótimas maneiras de tornar imagens comuns mais atraentes e impactantes.


A simetria ocorre quando partes de sua composição refletem outras partes. Ela pode ser facilmente encontrada na natureza e na maioria dos objetos feitos pelo homem.


Aproveitar essa técnica de composição quase automática e bela não é difícil, e é por isso que muitos artistas a usam. De pintores e escultores a arquitetos e fotógrafos, a simetria também é universal na arte e está em toda parte.


Existem três tipos de simetria que podem ser usados ​​em uma composição fotográfica. Eles dependem de onde o eixo de simetria ocorre - horizontalmente, verticalmente ou radialmente.


A simetria horizontal ocorre quando a imagem é dividida entre a parte superior e inferior. O exemplo clássico é uma paisagem com montanhas ao fundo, que se refletem em um lago em primeiro plano.


A simetria vertical é provavelmente o tipo mais comum encontrado na fotografia. Os rostos humanos e animais são verticalmente simétricos, eles se espelham da esquerda para a direita.

Algumas imagens são simétricas em torno de um ponto central, como as ondulações que irradiam de um respingo de água. Esse tipo de simetria é mais difícil de encontrar, mas quando você o vir, imediatamente fará sentido. A simetria radial surge na arquitetura de tempos em tempos.

Flores e algumas plantas têm simetria radial, assim como os raios de uma roda ou hélices de barcos e aviões. O moderno efeito "planeta minúsculo" é um excelente exemplo de simetria radial. Em edifícios e arquitetura, as escadas, frequentemente, apresentam simetrias radiais, assim como características redondas como as cúpulas do capitólio.


Se você tiver qualquer dúvida me envie um e-mail que irei responder com o maior prazer!


Até o próximo post!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Fique por dentro de mais dicas!
  • Facebook
  • Instagram

Made by Capital Criativa - www.capitalcriativa.com.br