Ponto de fuga

Quais são os elementos que tornam uma fotografia extraordinária?


A resposta para essa pergunta, raramente é complicada, mas geralmente se resume a ter uma composição perfeita.


No entanto, composição não é algo tão simples de se compreender. É onde a arte se encontra com os aspectos técnicos da fotografia.

Você precisa ter um triângulo de exposição equilibrado e uma imagem bem focada e, ainda, organizar todos os elementos e enquadrar corretamente a cena.

Existem regras básicas e, às vezes, a natureza ou sua localização ajudam muito. Os pontos de fuga, por exemplo, são recursos que, quando bem usados, raramente deixam de captar uma imagem atraente.

Um ponto de fuga é parte da perspectiva linear encontrada em muitas fotos. Como as fotos são objetos bidimensionais, nossos olhos usam pequenas pistas para tentar nos orientar. Quando nos aproximamos de uma fotografia ou obra de arte que nunca vimos antes, nosso cérebro tenta percebê-la usando referências que conhece da natureza. Uma das primeiras coisas que prendem a atenção dos nossos olhos são as linhas.

As linhas principais, em particular, são úteis para entender como uma foto representa um espaço. Se as linhas são paralelas, nossos cérebros sabem que parecem convergir à distância. Juntas, as linhas convergentes apontam para o ponto de fuga.


As linhas que levam ao ponto de fuga não precisam ser completas. O ponto está frequentemente implícito. Não é tanto um item específico na fotografia, mas uma área na fotografia. Você sempre pode apontar para ele, mas geralmente não há nada lá. Parece que todas as linhas emanam deste único ponto.


Os pontos de fuga são ferramentas úteis que podem ajudar os fotógrafos a adicionar um senso de escala ou até mesmo distorcer a realidade. Eles ajudam a adicionar profundidade a composições planas e atrair o interesse do espectador. Quando usados ​​corretamente, eles podem transformar um registro cotidiano em uma imagem fabulosa.


Se você tiver qualquer dúvida me envie um e-mail que irei responder com o maior prazer!


Até o próximo post!

16 visualizações0 comentário
Fique por dentro de mais dicas!
  • Facebook
  • Instagram

Made by Capital Criativa - www.capitalcriativa.com.br