Como decorar a sua casa

Mudar-se para uma nova casa pode ser uma das grandes alegrias da vida, mas também pode ser um momento de incertezas, especialmente quando se trata de decoração.


Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

Como você faz com que seu espaço tenha a melhor aparência ao mesmo tempo em que reflete seu senso pessoal de estilo?


Faça bem e você terá um lar confortável e feliz. Faça mal e você acabará com uma miscelânea de móveis, tecidos e cores de tintas que nunca se solidificam em um todo agradável.


Com um pouco de planejamento e seguindo os mesmos passos usados ​​por designers de interiores profissionais, você terá uma chance muito maior de sucesso.



Não comece na loja de móveis

Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

Muitos já ouviram o conselho de evitar fazer compras quando estiver com fome , porque isso leva a escolhas erradas.


O mesmo se aplica às lojas de móveis - não vá às compras em pânico, só porque tem uma casa vazia.


Sim, você precisa de um sofá. Mas se você escolher o corte listrado rosa só porque gosta na loja, sem tirar medidas ou pensar no resto da sala, você está preso nele.


O resto do cômodo terá de ser construído em torno daquele sofá e, se for muito grande para o espaço, ficará para sempre estranho.


Comece pela sala que você deseja mobiliar, munido de uma fita métrica e um bloco de notas.



Conheça suas medições

Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

Combinar a escala dos móveis com a escala de uma sala é fundamental.


Um sofá seccional profundo pode facilmente dominar uma pequena sala e cadeiras esbeltas podem se perder em um loft aberto.


Antes de começar a projetar, meça o comprimento e a largura de cada cômodo que você pretende decorar, junto com a altura do teto e os elementos que podem atrapalhar - escadas, colunas, radiadores e outras obstruções.


Também é uma boa ideia medir as aberturas das janelas, junto com o espaço da parede abaixo, acima e nas laterais de cada uma, para se preparar para as coberturas das janelas.


O primeiro erro que a maioria das pessoas comete é comprar coisas do tamanho errado - sofás que não cabem na sala, mesas que são muito pequenas, escrivaninhas que são muito grandes, mesinhas de cabeceira que ficam atrapalhando a porta. Medir cuidadosamente o seu espaço pode ajudar a evitar esses problemas.



Crie uma planta baixa

Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

Uma opção é desenhar uma planta baixa à moda antiga, com papel, lápis e régua. No entanto, a maioria dos designers profissionais usa software de desenho como o AutoCAD.


Entre esses dois extremos estão os aplicativos que visam tornar mais fácil para os proprietários criar plantas baixas simples (alguns até automatizam as medições com a câmera do seu smartphone, incluindo Magicplan, Floor Plan Creator e RoomScan Pro.


Assim que tiver o contorno do espaço, comece a experimentar com a colocação de móveis, certificando-se de que a pegada de cada peça é dimensionada para corresponder ao tamanho do desenho.



Decida como você quer viver

Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

Esta é a parte complicada e não existem respostas certas ou erradas.


Os quartos podem ser tradicionais ou modernos, formais ou relaxados e visualmente quentes ou frios. No melhor de sua capacidade, você deve tentar discernir como gostaria de viver em um determinado espaço.


O que você vai estar fazendo? Quantas pessoas vivem lá? Existem crianças? Quais são suas ambições sobre como você gostaria de viver?


A decoração de uma casa para alguém que regularmente oferece grandes jantares, por exemplo, deve ser diferente de uma casa para alguém que come fora em restaurantes todas as noites.



Copie os profissionais

Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

Procure em livros e revistas de design, bem como em recursos online como Pinterest e Instagram para aprimorar seu estilo pessoal.


Descubra o estilo ao qual você mais responde e desenvolva uma pasta de imagens favoritas.


Assim que tiver imagens de que goste, estude os detalhes.



Com fita adesiva

Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

Para ter uma ideia das medidas da planta baixa, use fita adesiva no espaço real para delinear onde os móveis serão colocados no chão e nas paredes.


Onde ficará o tapete? Precisa ser cortado? A que distância a mesa de centro está do sofá?


Embora você tenha a planta baixa detalhada, vale a pena dar uma testada e ver se tudo ficará nos conformes.



Planeje as fases

Galeria Felipe Hueb - Como decorar a sua casa

O acabamento de drywall, o retoque dos pisos de madeira e a pintura de tetos são um trabalho complicado.


Se possível, é melhor realizar esse tipo de trabalho antes de mover qualquer móvel ou acessório para o espaço.


Se não puder ser evitado, sele os móveis grandes sob plástico bolha e acessórios em caixas com fita adesiva para protegê-los.


Por fim, lembre-se de que decorar deve ser divertido. Ao seguir os mesmos passos usados ​​pelos profissionais, você tornará a experiência significativamente menos estressante do que fazer isso de uma forma aleatória. E, com sorte, você vai terminar com o prêmio final: a casa dos seus sonhos.


Se você quer dicas de como escolher a arte perfeita para o seu espaço, clique aqui para baixar o nosso e-book gratuito.



Um abraço e até a próxima,