5 MAIORES PINTURAS DE ARTE MODERNA

5 MAIORES PINTURAS DE ARTE MODERNA



Essas pinturas impressionantes e geralmente icônicas de artistas renomados mudaram o mundo da arte para sempre



Nighthawks (1942) Edward Hopper




Pintor do realismo americano, Edward Hopper ficou conhecido por sua pintura a óleo, mas também pintou com cores em água e se tornou um gravador de gravuras em metal. Pintando em ambientes rurais e urbanos, muitos anos antes de Hopper desenvolver seu próprio estilo popular, em 1931 ele vendeu 30 pinturas. Certamente a pintura mais conhecida e influente de Hopper é Nighthawks.


A propósito, a cena usada por Nighthawks era um restaurante em Greenwich Village, demolido anos atrás. Mostrada por um mês na galeria, a pintura finalmente foi vendida por US $ 3.000, um bom dinheiro naqueles tempos. E, notavelmente, na cultura popular e nas artes, a cena do restaurante é frequentemente usada como um cenário em que estrelas do rock ou de cinema se reúnem para o café (o garçom retratado como Elvis, talvez). O arfar também influenciou escritores e produtores de peças, filmes, óperas, romances, álbuns e videoclipes.


A Noite Estrelada (1889) Vincent van Gogh





Um gênio torturado por excelência, Vincent van Gogh, foi um pintor pós-impressionista holandês que sofreu uma doença mental a vida inteira e morreu jovem aos 37 anos.


Embora jovem quando morreu, ele produziu uma quantidade fenomenal de obras de arte - 2.100, sendo 860 pinturas a óleo.


Também um homem empobrecido, van Gogh sofria de psicose, delírios e depressão clínica. Quando ele não podia mais viver com seus problemas mentais, ele se matou com um revólver no peito e morreu dois dias depois.


A noite estrelada é certamente uma de suas melhores pinturas, embora seja impossível escolher a melhor, não é? O uso de redemoinhos por Van Gogh nesse noturno é talvez o aspecto mais atraente. Não admira que tenha se tornado uma das pinturas mais reconhecidas na história da expressão artística.


Guernica (1937) Pablo Picasso





Pablo Picasso, conhecido principalmente como cubista e surrealista, pode não ter sido o maior artista do século XX, mas ele certamente foi o mais produtivo.


Segundo estimativas, Picasso pode ter produzido até 50.000 obras de arte, incluindo 1.885 pinturas, 1.228 esculturas, 2.880 cerâmicas, aproximadamente 12.000 desenhos, muitos milhares de gravuras e numerosas tapeçarias e tapetes.


De qualquer forma, talvez não seja a sua maior pintura e certamente a mais famosa, Guernica retrata a reação de Picasso ao bombardeio da cidade de Guernica durante o bombardeio aéreo alemão e italiano na Guerra Civil Espanhola.


Picasso era frequentemente assediado pela Gestapo, que gostava de revistar seu apartamento. Uma vez, um policial encontrou uma foto de Guernica e perguntou a Picasso: "Você pintou isso?" E Picasso respondeu: "Não, você fez".


Desintegração da persistência da memória (1954) Salvador Dalí





Certamente um dos artistas narcisistas mais excêntricos de todos os tempos, Salvador Dalí disse uma vez: “Não sou estranho. Eu simplesmente não sou normal.".


À parte de seu comportamento grandioso, o gênio de Dalí como grande pintor não tem igual, principalmente no que se refere aos mestres do surrealismo.


Surpreendentes e bizarras, as imagens de Dalí não podem ser esquecidas. É difícil acreditar que elas poderiam ter surgido da mente de um ser humano!


Em A Desintegração da Persistência da Memória , Dalí, usando sua interpretação da mecânica quântica, constrói talvez o seu trabalho mais famoso, A Persistência da Memória (1931).


Se uma pintura é melhor que a outra, quem pode dizer? Curiosamente, em 2017, o cadáver de Dalí foi desenterrado por evidências de DNA para resolver um processo de paternidade. Acabou que o garoto não era dele! Além disso, pouco antes de sua morte, em 1989, ele disse: "Quando você é um gênio, não tem o direito de morrer, porque somos necessários para o progresso da humanidade".


The Card Players (1895) Paul Cézanne





Considerado um pintor pós-impressionista, Paul Cézanne - cujo trabalho parece preencher a lacuna entre o impressionismo do século XIX e os movimentos de vanguarda do início do século XX, como o cubismo, o futurismo, o dadá, o fauvismo e o art déco - influenciou gigantes da arte moderna como Henri Matisse e Pablo Picasso. Ambos comentaram: "Cézanne é o pai de todos nós".


Cézanne pintou The Card Players durante seus últimos anos de vida, final na década de 1890 até o início da década de 1900, quando ele teve muitos problemas físicos e mentais; no entanto, ele produziu cinco pinturas nesta série, sendo uma versão vendida para a Família Real do Catar por US $ 250 a US $ 300 milhões em 2011.

Esse foi o preço mais alto pago por uma pintura até novembro de 2017.





Artigo por Felipe Hueb


8 visualizações

Visite nossas redes sociais:

  • Instagram
  • Pinterest ícone social
  • Tumblr ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

F.:  (61) 3964-8256

M.:(61) 98165-4567

​​

SHIS QI 28, Lago Sul, Brasília-DF

Site Criado por Capital Criativa - www.capitalcriativa.com.br